Au Pair na Alemanha: como obter o visto (Foto: Aline Lima)
(Foto: Aline Lima)

Ser Au Pair é, sem dúvida, uma grande decisão. Afinal, um ano da sua vida será vivido sob condições adversas (fora da zona de conforto), mas certamente com muitas histórias inesquecíveis. Para embarcar nessa viagem, uma série de requisitos são exigidos e o referente ao visto é uma das principais dúvidas no assunto. Assim, o post de hoje será dedicado a como se obter o visto de Au Pair na Alemanha, tendo como base minha experiência.

Diferente dos EUA, esse tipo de intercâmbio em terras germânicas é permitido durante, no máximo, um ano. Sendo assim, existem duas formas de ficar no país: por três meses como turista ou mais tempo com o visto de Au Pair. A primeira opção seria para aqueles que já conhecem alguma família e vão para dar uma forcinha, mas sem permanecer muito tempo. Neste caso, seria um Au Pair meio informal e não haveria a necessidade de ir ao consulado.

Mas três meses passam bem rápido (mal acredito que já estou aqui há quase dois), então se a ideia é curtir o ar europeu por mais tempo, é importante ficar atento aos documentos necessários. Abaixo, seguem os que precisei:

Contrato assinado pela família e pela futura Au Pair
Carta Convite preenchida/assinada pela família
♥ Passaporte
♥ 2 Fotos biométricas (3,5 X 4,5)
♥ Certificado "Start Deutsch 1" do Instituto Goethe ou TestDaf (Ou entrevista em alemão feita no consulado)
Requerimento de Autorização de Residência
♥ Comprovante do Seguro de Saúde
♥ Uma taxa simbólica do 60 €

Esses documentos devem ser apresentados, original e duas cópias, no consulado responsável pela região onde você mora, informação disponível no próprio site da Embaixada da Alemanha no Brasil. O modelo do contrato e da carta convite, encontrei gratuitamente no site da agência Au Pair World. Envie para sua Gastfamilie (família anfitriã) e peça para eles preencherem e enviarem pelo serviço mais rápido do correio. É preciso muito cuidado com o tempo, pois os meus documentos levaram três meses para concluir a viagem intergaláctica entre Alemanha e Brasil.

A entrevista



Dentre os documentos necessários, eu não tinha os certificados para comprovar meu nível básico de alemão e, desta forma, optei pela entrevista no consulado. Ainda tentei me livrar dela com o certificado emitido pela Universidade de Stuttgart (onde fiz um curso intensivo de alemão em 2012), correspondente ao nivel A2.2 e o teste OnDaf para o nível B1. Embora tenham sidos todos computados (o que me deu certa esperança), quando menos esperei o Sr. Joachim, responsável pelos vistos em Recife, me lança a pergunta em alemão: "Então você já esteve em Stuttgart?" E aí começou...

Obviamente já havia procurado umas dicas em outros blogs para essa entrevista e, para treinar um pouco, utilizei o questionário publicado no blog Au Pair da Letra, escrito pela Luzi, atual Au Pair na Bavária. Esse estudo prévio me deixou mais tranquila, embora eu tenha a impressão de que o Sr. Joachim tenha dificultado um pouco mais depois de ver o certificado B1. Mesmo assim, foi bem tranquilo. Consegui desenrolar e ele foi muito legal.

Só não pareceu entender o porquê de eu querer ser Au Pair depois de me formar em jornalismo o que foi difícil explicar, pois nem eu mesma entendo minha lógica. Das explicações dadas, a número um é o meu objetivo de adquirir fluência na língua e ele respondeu que já achava meu alemão muito bom! Ownn alegria! Para finalizar, o consulado dá um prazo de dois meses para o visto ser emitido, mas recebi o meu na metade do tempo.

O Visto


Au Pair na Alemanha: como obter o visto
Modelo do visto alemão (Foto: Wikipedia.de)

Com o processo acima descrito, recebemos um visto válido por três meses, garantindo a entrada na Alemanha. Após se instalar com a Gastfamilie, a Au Pair precisa se apresentar no Departamento de Estrangeiros da cidade (Ausländeramt) para solicitar o visto referente ao resto do ano. Será necessário preencher mais formulários e marcar um dia para entregar os documentos exigidos nessa segunda etapa, os quais são:

♥ Antrag auf Erteilung (recebe por correio)
♥ Foto biométrica
♥ Mais um valor simbólico de 100 €
♥ Passaporte
♥ Comprovante do Seguro de Saúde

Este segundo visto é bem interessante, pois é emitido em forma de cartão. Assim, não há a necessidade andarmos com a cópia do passaporte na cidade, mas apenas portar o documento em viagens.

Ufa! Então é isso. Espero que com este post possa ajudar mais pessoas interessadas em ser Au Pair na Alemanha. Mas não esqueçam de entrar em contato direto com o consulado para terem mais informações em caso de dúvidas. Normalmente eles são bem solícitos e com certeza a fonte mais segura.

E acompanhe também um pouco da minha rotina no Instagram (me segue lá! @salinelima). Diariamente posto fotos com os momentos marcantes de cada dia com a hashtag #DesafioAupair. Saiba mais sobre o desafio fotográfico no post Desafio Au Pair: fotos diárias no Instagram.